Google+

Meu primeiro vôo no Diamond DA20

1

1 de setembro de 2012 por Rodrigo Gibi

Me lembro como se fosse ontem. O primeiro Voo no Diamond. Fiquei com extremo medo de pegar uma aeronave como essa, com instrumentos digitais, preparada para IFR etc.

Já na inspeção, tudo mudou em relação ao Cherokee. Não se toca em praticamente nada. Segue-se tudo pelo manual, observando bem a aeronave.

Que responsabilidade ter uma aeronave dessas nas mãos.

A primeira vista, assustadoramente rápida. Mas uma vez que você Relóginhos?inicia o taxi, você sente a maciez do motor, o conforto dos bancos em couro e a tranqüilidade do manche em forma de joystick.

Alinhado com a pista, livre decolagem pela “Torre Marte”, inicio a rolagem. Rapidamente atingimos 55 nós e “brigamos” com o avião que quer decolar. Com 65 nós é quase impossível manter o avião no chão, então alivio o nariz e gentilmente puxo o manche, deixando para trás a Zona Norte de Sao Paulo.

Após 600 pés de altura, curva à direita e sigo parcialmente a calha do Rio Tietê e por fim cruzo a pista de SBMT na proa do rodoanel.

Mantendo 100 nós em média, temos subidas suaves, as manobras são feitas com precisão, consigo fazer “S” sobre a estrada, 8 ao redor de marcos.

Cada vez que exigimos um esforço a mais do motor, ele responde mantendo a potência necessária. Consigo fazer um VMC (velocidade mínima de controle) de quase 40 nós com full-flapes. Realmente é uma aeronave e tanto. Com uma área de asa de provocar inveja a outros aviões, é praticamente um moto-planador. Ele gosta de voar.

Ao fim de uma hora, retornamos ao Campo de Marte para um pouso suave, cruzando a cabeceira da 30 com pouco mais de 50 nós.

Com tudo isso, o Diamond se mostra uma aeronave excepcional, que pode oferecer muito, principalmente para quem está começando.

Muita saúde ao Aeroclube de São Paulo que agora conta com 3 destas belas obras de arte.

 

Abekwar

Anúncios

Um pensamento sobre “Meu primeiro vôo no Diamond DA20

  1. […] Tempos atrás, publiquei aqui minhas impressões sobre o meu primeiro vôo no Diamond (leia aqui). […]

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: